Avatar
Théophile Gautier
Matilde Serao (1856–1927)
Matilde Serao (1856–1927)
Matilde Serao nasceu na ilha de Patras, na Grécia. Entretanto, passou a maior parte de sua vida na cidade de origem de seu pai: Nápoles, na Itália. Em 1892, fundou, ao lado de seu marido Edoardo Scarfoglio, o jornal Il Mattino, que existe até hoje. Dessa forma, tornou-se a primeira mulher a fundar e dirigir um jornal na Itália.
Além de jornalista, também foi escritora e deixou obras que, em sua maioria, seguem os preceitos do Verismo italiano. Seu trabalho mais importante foi, sem dúvida, O ventre de Nápoles, no qual expõe os problemas, mas também a beleza desta importante cidade do Sul da Itália. Ela nunca ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, mas foi indicada em seis ocasiões.
Luciana Cammarota
Formada em História e Letras (italiano) pela Universidade de São Paulo, especializou-se em literatura italiana e tradução após fazer mestrado nessas áreas pela mesma universidade. Entre seus vários trabalhos como tradutora, verteu para o português a obra Malala, a menina mais corajosa do mundo. Atualmente, Cammarota é professora de italiano na AEDA (Associação de Ex-Alunos do Colégio Dante Alighieri).
Théophile Gautier
Roberto Arlt
Clemente de Palma
George Orwell
Roberto Arlt