Contos malévolos
Clemente de Palma
Horacio Quiroga (1878–1937)
Horacio Quiroga (1878–1937)
Horacio Silvestre Quiroga Forteza foi um escritor uruguaio que viveu a maior parte da vida na Argentina. Ficou famoso por seus contos, que geralmente tratavam de eventos fantásticos e macabros na linha de Edgar Allan Poe e de temas relacionados à selva, sobretudo da região de Misiones, na Argentina. Sua vida foi marcada pela tragédia, a doença e suicídios de familiares e amigos. Embora um grande escritor, era diminuído por seus colegas escritores, principalmente Jorge Luis Borges, que o classificava como um mero discípulo dos autores que o inspiravam. Em sua defesa Quiroga alegava que a humildade e a adoração aos “grandes mestres” eram seu destino e que se orgulhava de ser comparado a eles.
Renato Roschel e Adriana Zoudine
Renato Roschel
Nasceu e cresceu na periferia da zona sul de São Paulo, onde as barbáries praticadas pelas forças do Estado e pelo crime faziam e fazem parte do cotidiano. Estudou Letras na USP, filosofia na PUC e fez mestrado na USP. Trabalhou no jornal Folha de S. Paulo. Foi um dos editores da Enciclopédia Barsa e dos anuários Livro do Ano e Ciência e Futuro, na editora Planeta. Atuou como correspondente da Rádio Eldorado, em Londres. Foi editor da Revista Osesp. Editou e traduziu obras para as editoras Quatro Cantos, Planeta, Publifolha, Tabla, Oxford University Press e Instituto Mojo.
Adriana Zoudine
Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e em Educação Artística pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FIAM-FAAM. Viveu em São Francisco (EUA) e Buenos Aires (Argentina), com viagens periódicas a países europeus, em especial à Itália. Após se aposentar, ingressou no Programa Formativo para Tradutores Literários da Casa Guilherme de Almeida e participou de eventos, palestras e fez cursos na área de tradução. Atualmente, se dedica à tradução literária, com foco na literatura italiana.
Clemente de Palma
Roberto Arlt
Roberto Arlt
Edith Wharton
George Orwell