Na baía
Katherine Mansfield
Katherine Mansfield (1888–1923)
Katherine Mansfield (1888–1923)
Kathleen Mansfield Murry (nascida Beauchamp) foi uma escritora, ensaísta e novelista neozelandeza considerada uma das principais referências do movimento literário modernista, que contou com figuras femininas como Virginia Woolf e Gertrude Stein, além de masculinas como James Joyce, Marcel Proust e Ernest Hemingway. Criada por seus pais e uma avó, Mansfield teve histórias publicadas em jornais e periódicos ainda adolescente. Depois de estudar no Queen’s College, na Inglaterra, seguiu carreira literária. Em 1908, ela convenceu seu pai a deixá-la retornar a Londres e saiu da Nova Zelândia em julho daquele mesmo ano.
Internacionalmente aclamada por seus contos modernistas. Ela publicou três coleções ao longo de sua vida: In a German Pension (1911), Bliss and Other Stories (1920) e The Garden Party and Other Stories (1922). Seus diários e cartas evocam uma pessoa apaixonada, dedicada ao seu ofício, cuja vida foi tragicamente interrompida pela tuberculose em 9 de janeiro de 1923, aos 34 anos.
Carol Chiovatto
É escritora, tradutora e doutora em Letras — Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP/FAPESP). Seu romance de estreia, a fantasia urbana Porém Bruxa (AVEC, 2019) recebeu o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2020 na categoria História Longa de Fantasia; e sua novela de ficção científica Senciente Nível 5 (AVEC, 2020) foi finalista do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance de Entretenimento.
Katherine Mansfield
Kamo no Chōmei
Jack London
Théophile Gautier
George Orwell