Livro do tigre e do raposo
Sahl Bin Hārūn
George Orwell (1903–1950)
George Orwell (1903–1950)
Eric Arthur Blair (25 de junho de 1903 – 21 de janeiro de 1950), mais conhecido pelo seu pseudônimo George Orwell, foi um novelista, ensaísta, jornalista e crítico. Seu trabalho é caracterizado pela prosa lúcida, a crítica social e a oposição ao totalitarismo em todas as suas formas, da Revolução Bolchevique à Coroa Britânica. Foi um ativo advogado da democracia social, principalmente por ter sido vítima do liberalismo após servir como militar na Ásia e tonar-se um sem-teto ao retornar à Inglaterra.
Um notório polemista, é mais conhecido por suas novelas A fazenda dos animais (1945) e Mil novecentos e oitenta e quatro (1949). Mas seus outros trabalhos, incluindo os de não-ficção, contam suas experiências na Guerra Civil Espanhola, na Ásia e seu retrato da classe trabalhadora, tais obras também são extremamente aclamadas.
Ricardo Giassetti
Fundador do Instituto Mojo, consultor em localização cultural, cultura participativa e inovações digitais. Tradutor e editor de centenas de títulos literários e graphic novels do inglês, do espanhol e do francês. Autor de Gunned Down — Down the River (Terra Major, EUA, 2005) e O catador de batatas e o filho da costureira (JBC, Brasil-Japão, 2008). Criou o programa Literatura Livre com o propósito de construir o maior acervo digital da literatura mundial em domínio público com acesso livre e gratuito.
Sahl Bin Hārūn
Katherine Mansfield
Matilde Serao
Franz Kafka
Clemente de Palma